segunda-feira, 31 de julho de 2017

Achados bibliográficos

Achados bibliográficos, bem ao gosto dos bibliófilos, não é sempre que acontecem. Às vezes, ocorrem as descobertas na restauração de livros. Usando equipamentos especiais, mas nada complexos, é possível obter um rendimento extra na atividade de restauração. É o caso do uso das lentes de aumento, microscópio e demais técnicas de análise. A lupa de pala é um exemplo bem acessível. Ela ajuda a encontrar as evidências do valor afetivo nas marcas, dedicatórias e em outras características do objeto.
A magnificação do campo visual no trabalho de restauro é fundamental. O uso da ampliação da imagem ou, ao contrário, da capacidade de visão, proporciona aumento da percepção direta das superfícies dos objetos, oferece mais informação. Indo mais a fundo, é possível identificar a composição dos materiais visualmente e outros detalhes.
O achado - Na sequência de fotos podemos ver as assinaturas dos artistas gráficos que participaram da produção do livro em restauro. A surpresa estava bem ali, nos créditos da publicação, em letras pequenas. (Detalhe da foto)  Reparei que somente os desenhos dele estão protegidos pelo Copyright. A participação de Walt Disney é um pequeno achado numa obra tão rara, pelo menos em nossos dias. Certamente, milhares de exemplares foram impressos, mas poucos chegaram até nós. Esta coleção foi publicada em 1949 nos Estados Unidos e, em 1954, adaptada à língua portuguesa. Enfim, a perfeição está nos detalhes, no cuidado da produção e no acabamento. Na restauração de livros, procuro fazer o mesmo.
Outro detalhe técnico. Este exemplar sofreu um acréscimo de páginas no final, após a costura dos cadernos. Alguém viu que faltava um pedaço do conteúdo ou resolveram acrescentar depois. Evidencia disso é o caderno final do livro, que veio apenas colado no miolo. A integridade do fólio foi constatada usando a Lupa de pala. Foi um trabalho bem interessante e gratificante.

Folha de ante-rosto
Expediente
Detalhe da foto anterior
Acabamento esmerado das ilustrações.

O achado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário