sábado, 24 de junho de 2017

As surpresas na restauração de livros

Agora mesmo terminei a restauração de uma bíblia do século 19, editada em alemão, em caracteres góticos. Um exemplar de colecionador. A primeira surpresa foi ao desmontar o livro e descobrir que o couro da lombada estava colado diretamente no dorso do livro. O que era para ser uma serviço de restauração da capa se tornou, então, uma restauração completa. Isso exigiu uma 'cirurgia' para descolar o dorso da lombada, milímetro por milímetro, caderno a caderno, até a desmontagem completa. Foram várias horas no deslocamento dos fólios até conseguir acesso à parte interna da lombada.
Feito isso, comecei a recuperar o couro, com hidratação, reforços internos, reparos, colagem e retoques. Além da limpeza, ao fazer os reparos nos cadernos descobri outra coisa interessante. A numeração das páginas recomeçou do zero depois de umas 800 páginas. O que me leva a concluir que são dois livros editados em um só volume, ou seja antigo e novo testamento.
Registrei a fase inicial da desmontagem, o lado interno da capa, o momento da costura (reaproveitando a furação original) e o aspecto final do trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário