Para quem está iniciando e quer se situar na matéria, aí vai uma definição bem objetiva do que seja restauração e recuperação. Costumo dizer que a Restauração significa retornar ao estado mais próximo do original, sobretudo na aparência. Já a Recuperação tem um caráter mais funcional, tem por objetivo tão somente tornar o livro manuseável, aumentar sua vida útil ou simplesmente devolvê-lo à prateleira em boas condições.
Restauração tem um caráter histórico. Conforme seja o valor da obra, por sua condição de antiguidade ou afetividade, deve-se empregar todos os meios técnicos existentes, desde é claro que cobertos pelo orçamento. Tudo tem um custo.
Recuperação atende a uma necessidade menos exigente. Pretende tornar o livro novamente usável, empregando as melhores técnicas e materiais disponíveis, sem se preocupar com aspectos históricos e dentro de um custo bem menor.
Em ambos os casos adota-se o princípio da Reversibilidade, que veremos no próximo post.
Neste espaço compartilho os resultados das minhas pesquisas sobre os temas do reuso, da reciclagem e reaproveitamento de materiais; brinquedos de papelão ondulado; artesanato; geração de renda; redução do impacto ambiental; recuperação e restauração de livros; criatividade e criação; móveis em papelão. E agora também tratando da Permacultura. Este é um blog independente, autoral, escrito em língua portuguesa, desde Porto Alegre, Brasil. Siga-me no Intagran @pesquisador_sênior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário