Breve história da encadernação: Principais características das encadernações ao longo dos séculos, de acordo com Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.
Séculos VIII – XI
Encadernações em pele de cervo, porco e tecido. Cabeceado de alinhavo, sendo as capas de madeira grosseira. Guardas ausentes ou uma de pergaminho. Cortes aparados. Decoração simples.
Séculos XII – XIII
Cobertura de antílope, couros tingidos e pergaminho. Costura sobre nervos. Pranchas de madeira como capas. Lombadas achatadas ou ligeiramente arredondadas. Cabeceado em ponto de seleiro. Cortes aparados. Títulos sobre os cortes. Guardas de pergaminho. Decoração mais variada, com fechos.
Neste espaço compartilho os resultados das minhas pesquisas sobre os temas do reuso, da reciclagem e reaproveitamento de materiais; brinquedos de papelão ondulado; artesanato; geração de renda; redução do impacto ambiental; recuperação e restauração de livros; criatividade e criação; móveis em papelão. E agora também tratando da Permacultura. Este é um blog independente, autoral, escrito em língua portuguesa, desde Porto Alegre, Brasil. Siga-me no Intagran @pesquisador_sênior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário