quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mestres do Design: Enzo Manzini

Diretor da unidade de pesquisa em Design e Inovação para a Sustentabilidade (DIS), do Instituto Politécnico de Milão, Enzo Manzini possui diversas publicações sobre o tema, tendo recebido duas vezes o prêmio "Compasso D'Oro", concedido pela Associação de Desenho Industrial (ADI) da Itália, e recebeu também o título de Doutor Honorário em Belas Artes, pela The New School, de Nova Iorque.
Em seu livro "O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais" (Edusp/2002), ele aborda o conceito de ecodesign, centrado no ciclo de vida de um produto (como reduzir gastos com matéria-prima, energia e lixo, desde o nascimento até o descarte de um artefato). Em nova abordagem do tema, o produto aparece desmaterializado, cedendo espaço a contextos de bem-estar e qualidade de vida, desligados da necessidade de compra e consumo.
De acordo com Manzini, "vivemos um complexo momento de transição. O produto sustentável deve ser produzido de maneira menos agressiva ao meio ambiente, economizando matéria-prima e energia. A fabricação de novos artefatos, mesmo que eficientes, traz consigo um efeito colateral: ela não desacelera a produção e o consumo. Portanto, devemos apostar em outra alternativa: no bem-estar baseado em contextos e não em produtos que nos conduzem à almejada qualidade de vida."
Leia o restante da entrevista no site Planeta Sustentável (link acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário