terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ofício de encadernador

Quando estou trabalhando na restauração de um livro sempre acho que estou no túnel do tempo, voltando para uma época em que os livros eram preciosidades, realmente objetos de valor inestimável. É assim mesmo, enquanto faço a costura os pensamentos fluem com num texto. Penso em outros ofícios que já desapareceram e noutros que estão em vias de extinção, como os alfaiates, ourives, afiadores de facas, joalheiros, afinadores de piano e os relojoeiros. Talvez até venha a escrever algo sobre este tema, pois já existe um excelente trabalho do Peter Burke sobre as consequências sociais da invenção da imprensa. Os copistas foram os primeiros a perder a função. Por isso, quando estou ali no meu espaço de trabalho, aprendendo ou pesquisando as técnicas de restauração, de uma certa forma estou resgatando uma parte da memória deste ofício centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário