Aristóteles dizia: "A sorte de conseguir se oferece primeiro àquele que sabe seu ofício". Pois é através desta atividade, que coloca o homem em conexão com a herança genuína do Homo Faber, que se pode esperar ser contemplado pela fortuna. O artesão sabe fazer o seu ofício. Possui a capacidade de fazer com as próprias mãos. É uma atividade em que ele se realiza no sentido pleno da expressão: concebe, experimenta, molda, aperfeiçoa, dá acabamento e usa. Todas as etapas da fabricação estão entre suas habilidades.
Esta atividade coloca o homem em contato com sua essência e em conexão com a humanidade ao seu redor, sobretudo se levada às últimas conseqüências. Me refiro à prática da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, seja em que escala for, de modo a reduzir o impacto ambiental que o ser humano provoca diariamente. Aquelas pessoas que têm consciência desta realidade, tem também o dever de pensar em soluções para tanto. É isso que pretendo fazer através deste espaço, com a ajuda de todos que se interessam.
Conteúdos relacionados neste blog: Paradigma da sustentabilidade; o problema do lixo urbano.
Neste espaço compartilho os resultados das minhas pesquisas sobre os temas do reuso, da reciclagem e reaproveitamento de materiais; brinquedos de papelão ondulado; artesanato; geração de renda; redução do impacto ambiental; recuperação e restauração de livros; criatividade e criação; móveis em papelão. E agora também tratando da Permacultura. Este é um blog independente, autoral, escrito em língua portuguesa, desde Porto Alegre, Brasil. Siga-me no Intagran @pesquisador_sênior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário