Transcorreram 23 anos até que o sábio francês Champollion conseguiu compreender a linguagem dos hieróglifos. Ele percebeu que alguns símbolos egípcios estavam rodeados por um pequeno marco. Na inscrição em grego o lugar correspondente estava o nome do faraó Ptolomeo. Champolliom pensou que a palavra enquadrada no texto em egípcio deveria significar o mesmo. Se fosse assim bastaria substituir os signos por letras.
Mas essa era apenas uma suposição e aqueles símbolos poderiam significar outra coisa. Era preciso uma comprovação e a sorte o favoreceu. Na ilha de Philos foi encontrado um obelisco que levava uma inscrição igual em dois idiomas. Aqui uma certa palavra estava enquadrada e se repetia com frequência.
Imediatamente Champolliom reconheceu algumas letras que já conhecia. Fez a substituição e obteve esta correspondência:
Quando examinou o texto em grego a sua alegria foi enorme ao encontrar no lugar correspondente a palavra KLEOPATRA.
Neste espaço compartilho os resultados das minhas pesquisas sobre os temas do reuso, da reciclagem e reaproveitamento de materiais; brinquedos de papelão ondulado; artesanato; geração de renda; redução do impacto ambiental; recuperação e restauração de livros; criatividade e criação; móveis em papelão. E agora também tratando da Permacultura. Este é um blog independente, autoral, escrito em língua portuguesa, desde Porto Alegre, Brasil. Siga-me no Intagran @pesquisador_sênior
Nenhum comentário:
Postar um comentário