quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aprender a restauração de móveis

Esta é cadeira que estou restaurando no curso que faço lá no Centro Histórico Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre. É um aprendizado interessante porque ao final se vê como são grandes as possibilidades de reabilitar um móvel antigo sem cometer erros grosseiros. Esta cadeira, por exemplo, estava cravejada de pregos e remendos. É bom dizer, no entanto, que não havia intenção de restauro nestes remendos e sim uma tentativa de torná-la funcional novamente. Este tipo de cadeira não está em nenhum catálago. Por isso, se alguém souber ou tiver informações sobre como era originalmente, favor me enviar. Agradeço.

Passadas algumas semanas, nas quais dediquei cerca de 10 horas de buscas e pesquisas nos livros, Internet e especialistas, ainda não obtive nenhuma referência definitiva sobre esta cadeira. Hoje mesmo o coordenador de pesquisa e documentação do Museu da Casa Brasileira, Wilton Guerra, retornou meu e-mail de consulta respondendo que não tem informação ou referência histórica para este exemplar. "Com base na fotografia e nas referências que temos em nosso acervo, não é possível atribuir uma datação para a cadeira, nem tão pouco uma filiação artística." 


Bom dia Victor
Obrigado pelo contato, porem não temos nenhuma referencia sobre esta cadeira.
 Atenciosamente Ederaldo Carvalho
Tel / Fax: +55 (21) 2508.6083 - 9629.1537
Mercado Moderno www.memobrasil.com Rua do Lavradio, 130 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Oi Victor
Não posso detrmianr uma época ou estilo para esta cadeira. O que se pode perceber é que as pernas e pés fazem parte de uma estética moderna, entre os anos 1940 e 1950. O assento poderia receber um estofamento semelhante ao que era usado na época. Uma dica: dê uma olhadinha em móveis da Móveis Cimo também, talvez ajude.
Boa sorte com a restauração da cadeira! Mande uma foto dela depois para eu ter ideia de como ficou.Abraço,
Lindsay

Nenhum comentário:

Postar um comentário